Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Nelson Leirner

Nelson Leirner

26
Mar18

Adicione Chia Às Suas Receitas Fit!

Nelson Leirner

image_20170114_085152_115.jpg

 O que são as sementes de chia e por que não paro de ouvir seu nome?

Há pouco falamos sobre os 5 alimentos de tendência de 2016 , e hoje eu trechos o sexto, e talvez o mais revolucionário: as sementes de chia.

As sementes de chia (Salvia Hispanica) são um superalimento" arcaico que já usavam os maias e astecas, como planta medicinal e fonte de energia. Atualmente tem criado muito hype ao seu redor, e não é de admirar, já que suas propriedades são surpreendentes: altas em proteínas, fibras, cálcio, antioxidantes e ômega-3.

Apenas com duas colheres de sopa de chia, você começa 11 gramas de fibra, 4 de proteína e 5 gramas de ômega-3. São ideais para incluir uma grande variedade de receitas. Você pode, por exemplo, esparcirlas em cima de uma salada de cereais para adicionar algo crocante; criar o chamado "gel" de chia.

Ele consegue deixar as sementes de chia de molho durante algumas horas para que absorvam o líquido (água, leite) e criem uma espécie de pudim gel. É muito versátil e pode-se tomar, por si só, em um batido com frutas; dentro de outras receitas, como, por exemplo, para fazer bolos fofos.

Como posso inseri-los na minha dieta?

image_20170114_085242.jpg

 

Há muitas maneira simples de introduzir as sementes de chia na sua dieta. O ideal, para começar, são as taças de chia para tomar o pequeno-almoço; cheios de fibras e proteínas para mantê-lo cheio e forte por mais tempo. Além disso, são perfeitos se você tem pouco tempo pela manhã; já que aguenta até 5 dias na geladeira, o que pode fazer uma grande quantidade da noite do domingo e ir desayunándolo durante a semana.

Porção de chia com leite de amêndoas para o café da manhã:

Ingredientes (para 2 pessoas)
1-2 colheres de sopa de mel de néctar de agave
Frutas da época e frutos secos

Preparação

Incorpora o leite de amêndoas, as sementes de chia, baunilha e mel de agave em uma tigela até ficar bem combinado e comece a engrossar. Guarde-o tapado no frigorífico durante a noite ( pelo menos durante uma hora).

Na manhã seguinte, misture bem o pudim. Você pode adicionar um pouco de água se for muito grossa. Adicione frutas e frutos secos ao seu gosto e divirta-se!
Outra opção ideal para incorporar as sementes de chia são os bolos e qualquer receita de cozido, já que ajudam a umedecer o bolo e que fique fofo.

Bolo de limão e sementes de papoila:

Ingredientes (para 1 bolo)
160 gramas de farinha
4 gramas de bicarbonato
2 gramas de sal
85 gramas de açúcar
Pele de 2 limões
60 gramas de açúcar

Precalentamos o forno a 175ºC.

Colocamos manteiga e farinha na assadeira para evitar que a massa se cole.

Mistura-se a farinha, fermento, bicarbonato e sal.

Bate o óleo de coco e o açúcar até que fique cremoso, coloque os ovos pouco a pouco e acrescenta-se a pele de limão, as sementes de papoila e de chia e a baunilha.
Misture a metade dos ingredientes secos com os líquidos e acrescente o iogurte. Quando estiver tudo combinado, adicione o resto da farinha até ficar uma mistura homogênea.

Assar durante 45 a 50 minutos, até que um palito saia limpo.
Enquanto coze, é o momento de fazer o xarope de limão: aquece o suco de limão e o açúcar até que chegue a sob fervura. Assim que o bolo sair do forno, adicione o xarope por cima com uma colher e deixe repousar durante algumas horas a noite toda.

Finalmente, queremos que saibas que a chia não serve apenas para milk-shakes e sobremesas, mas que pode incorporá-la em sua comida do dia-a-dia: descubra como graças a esta biblioteca receita de arroz integral, que fica melhor ainda com arroz do dia anterior, para que não jogue nada!

Arroz pegajoso" com chia e ovo frito:

Ingredientes (para 2 pessoas)

120 ml de caldo vegetal baixo em sódio
1 cebola, cortada diagonalmente, com a parte branca e a verde separadas
2 colheres e 1/2 colherada extra de sementes de chia
200 gramas de arroz cozido frio integral
1 colher e meia de óleo de gergelim
2 ovos grandes

Preparação

Em uma panela pequena, misture o caldo com a parte branca da cebolinha e 2 colheres de sopa de sementes de chia. Deixe por cerca de 20 minutos
Faça ferver em fogo forte. Adicione o arroz e misture por cerca de 30 segundos. Revista-o, reduz-se o fogo no nível baixo e cocínalo durante cerca de 4 minutos para que o arroz quente e fique pegajoso.

Enquanto isso, aquecer o óleo em uma paella em fogo médio, adicione os ovos e fríelos a gosto.
Divida a mistura de arroz em duas taças e coloque um ovo frito em cima de cada um. Você pode espalhar um pouco de molho de soja, as sementes de chia e a parte verde da cebolinha. ¡Barrar, fruta, etc imediatamente e divirta-se!

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D