Obras 2000 até hoje
Obras 1960 a 1999
Instalações
Happening



Biografia
Videos
Exposições individuais
Exposições coletivas
Coleções públicas

GALERIAS       CADASTRO       CONTATO





O Grande Desfile, 1984 - a primeira parte da trilogia, composta por uma série de imagens: esculturas populares de sereias, São Jorge, frades, elefantes, zebras, bois, leões, sacis-pererês, gatos, cachorros, Vênus, Brancas de Neve, anõezinhos, carros de combate, lagartixas, sapos e, muitos outros seres que apresentam uma identidade impossível de ser misturada à identidade do outro, mas ao mesmo tempo formam um grupo, uma espécie de grupo disforme, heterogêneo, porém muito organizado.

A ordenação em fila única, em determinados trechos se divide em duas e, depois os personagens voltam a encontrar-se em uma mesma linha, fato este que faz lembrar uma procissão, um grupo em deslocamento, por onde percorrem os olhos dos espectadores.

Leirner usa a repetição à exaustão como um fator de erudição, totalmente isento das conotações de bom gosto ou de mau gosto. Ele apresenta um gosto pessoal por esse tipo de operações conceitual. É uma obra de imenso simbolismo, pois ele mantém o significante e altera o seu significado, em função de um novo conceito.

Texto: Vera Hermano - A Apropriação na obra de Nelson Leirner

Voltar

Nelson Leirner - © Copyright - Web Master Maurício Lima

Nelson Leirner - © Copyright - Web Master Maurício Lima